segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Liderança: Quem comanda ensina!

Um dos grandes erros de um líder é imaginar que as pessoas que estão sob seu comando têm a obrigação de interpretar todas suas mensagens subliminares.

Já ouviram dos líderes as seguintes frases?
- Você não entendeu o que quis dizer?

- Não espere na mão, vá à busca, se vire!

- Já te falei isso mil vezes….

Dentre outras frases ditas por pseudolíderes.

A comunicação verbal tem que vir acompanhada da comunicação escrita, deixar claro o que é pretendido e o que se espera de cada um dos colaboradores, além da checagem para verificar se as tarefas distribuídas foram executadas.

Considerando que a empresa seja séria e aplique os conceitos de meritocracia nas promoções, o que diferencia o gestor dos seus subordinados é o pacote de habilidades que ele desenvolveu ao longo do tempo e hoje consegue aplicar de forma mais efetiva que os demais.

Dentre essas habilidades considero como fundamental a capacidade de se comunicar, seja com subordinados, superiores, clientes ou fornecedores. Ela é a base a partir da qual se constrói as demais habilidades.

A capacidade de defender suas idéias, mediar conflitos, entender e se fazer entendido podem e devem ser estimuladas dentro do grupo liderado.

Um líder tem a responsabilidade de apoiar e qualificar sua equipe.  Ela depende da sua orientação e exemplo para se desenvolver.

É preferível ter uma equipe de alto desempenho e correr o risco de eventualmente perdê-los para o mercado do que trabalhar com empregados medianos e limitar o potencial de sucesso do seu negócio.

6 comentários:

  1. Realmente é bastante interessante...

    ResponderExcluir
  2. Toda essa coisa empresarial não me atrei, mas é interessante entender como funciona as estratégias por dentro delas.

    Bom blog

    ResponderExcluir
  3. Todo líder de empresa é manipulador, sabe que se tratar bem os seus, estes farão o trabalho. Tenho amigos em cargos de liderança, e sei bem o quanto eles são manipuladores.
    Legal a postagem.

    ResponderExcluir
  4. interessante e muito boa esta postagem

    ResponderExcluir