quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Leve seu cliente a sério!

Uma das tarefas mais desafiadoras na gestão de uma empresa é a conquista e a manutenções de clientes, SATISFEITOS.

Quando ele compra é bom.

Quando compra e paga ele é excelente.

Se comprar, pagar e reclamar, muda o tratamento, passa a ser um injusto, chato ou exigente demais.
Vou relatar sobre uma entrevista na rádio CBN, onde a discussão era sobre a possibilidade das operadoras que vendem acesso a internet terem que garantir a entrega de no mínimo 60% da velocidade a qual vendem.

Explico melhor:


Hoje se você adquire um plano de internet de 1 mega, via modem 3G, a operadora telefônica, por contrato garante a entrega de 10% ou seja, 100 kb, os outros 900 kb de velocidade você conseguira atingir, com muita sorte, nas madrugadas.  Na média o cliente fica com 250 kb, sendo que comprou e paga por 1 mega.

Nas conexões via cabo não é muito diferente. Isso não é venda , tem outro nome, é enganação.

Por essas e outras que elas disputam entre si os primeiros lugares do ranking de reclamações junto ao PROCON.

Este é um simples exemplo, poderia citar aqui dezenas deles, mas não é o caso.

Quando entramos nos sites institucionais das empresas, principalmente as maiores, encontramos bonitas páginas com MISSÃO , VALORES e CÓDIGOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA (nova moda), onde o cliente figura como rei absoluto.

Não prática, creio que sejam apenas nessas declarações formais que eles figuram realmente como importantes, pois, raras são as empresas que entregam de fato o que prometem e que conseguem atingir um nível de satisfação elevado junto a sua carteira de clientes.

Lanço um desafio, experimente, na sua empresa cuidar pessoalmente das 100 próximas vendas realizadas.
Acompanhe o passo a passo desde o primeiro contato com o cliente, a compra, a entrega, e ao final, pessoalmente, por telefone ou por e-mail entre em contato com ele, se identifique como o dono da empresa e peça a sua mais sincera avaliação da impressão que ele teve da sua empresa como um todo e que o poderia ser melhorado, sob o ponto de vista dele, como cliente, para que ele retorne mais vezes.

Caro amigo, se sofrer do coração recomendo que consulte o seu cardiologista antes, pois, esteja preparado para viver fortes emoções.

Alguns desses clientes falarão a verdade, seja humilde e aceite as críticas, para o bem da sua empresa.
Temos o péssimo habito de achar que somos perfeitos e fazemos o melhor que podemos, nos e nas nossas empresas.

Nem sempre é essa a percepção verdadeira daqueles que são os seus clientes, acredite e mude,  PARA MELHOR!!!

4 comentários:

  1. Levar o cliente a sério é extremamente importante. Infelizmente algumas empresas não levam isto em consideração!!!!

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  2. Excelente texto!
    Realmente tem-se que levar o cliente a sério se quiser desenvolver seu negócio.

    Já estou seguindo seu blog, te aguardo no meu! bjos

    http://belantenada.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-de-vale-oculos-da-firmoo.html

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  3. Concordo com você, porém acredito muito mais que os clientes devam SE levar a sério e exercer sua autoridade para que as empresas sejam "obrigadas" a prestarem um serviço cada vez melhor pensando no cliente não na concorrência.


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